terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fórum: tempo de reencontros



É claro que, além de todo o "banho de vida eclesial" que vamos tomar naqueles dias, em Porto Alegre, o Fórum vai possibilitar o reencontro com velhos amigos, colegas e conhecidos... Desde já estou tendo a oportunidade de rever gente que eu não via há muitos anos e que iremos reencontrar naqueles dias... Já tenho agenda quase cheia de lanches, almoços e jantares, para colocar o papo em dia e poder matar saudades... Se pelo "banho de vida eclesial" já vale a pena ir a Porto Alegre, pelo resto vale ainda mais!!! Depois, na volta, caminhadas e dieta!!!! ahuahuahu...

I Fórum da Igreja Católica no RS



Estamos já nas vésperas do I Fórum da Igreja Católica no RS, que vai acontecer na PUC, em Porto Alegre, nos dias 20 a 23 de setembro próximo. Muita coisa está sendo preparada por aqui: as caravanas, a tenda, a participação nos seminários, conferências e oficinas. O bonito disso tudo é perceber que aqui em terras gaúchas temos uma Igreja Católica que está viva e que possui um dinamismo que a todos deve orgulhar. "A vida se manifestou, nós a vimos e a testemunhamos"... Hoje acontece, às 19h, no Joana d'Arc, mais uma edição do Conselho Diocesano de Pastoral. Este é sempre um momento bonito de integração dos representantes das diferentes Comunidades Eclesiais, Pastorais, Setores e Movimentos. Como Diocese do Rio Grande queremos nos preparar para vivenciar juntos este que é um dos eventos mais marcantes do Catolicismo gaúcho.

Agostinho e a necessária conversão

Hoje celebramos a memória de Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja, exemplo de alguém que passou por um longo processo de descoberta de Deus e conversão de vida. Ler suas "Confissões" é um convite a uma conversão que seja não apenas afetiva, mas efetiva também. A conversão não pode ser uma coisa apenas externa, porque senão a gente cai no farisaísmo que Jesus condena no Evangelho de hoje. É preciso que seja consequência do encontro do ser humano com Deus, onde este se descobre filho amado e acolhido e responde a este amor amando. Aprendamos com Agostinho e nossa vida terá um novo sabor, o sabor do Banquete do Reino de Deus!!!!