terça-feira, 25 de dezembro de 2007

D. Aloísio Lorscheider (1924-2007)



Faleceu no dia 23 de dezembro último, em Porto Alegre, um dos maiores ícones da Igreja Católica no Brasil: o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, aos 83 anos de idade, após uma relativamente longa enfermidade. Primeiro Bispo de Santo Angelo (1962), tornou-se, depois, Arcebispo de Fortaleza (1973) e após, de Aparecida do Norte (1995). Foi, ainda, Secretário Geral e Presidente da CNBB e Presidente do CELAM. Com todas estas funções e cargos, jamais perdeu a sua simplicidade franciscana e, durante a repressão militar, foi um dos mais ardorosos profetas da Igreja na defesa dos direitos humanos e na luta pela redemocratização do Brasil.

Junto com seu primo, D. Ivo Lorscheister e com tantos outros Bispos (D. Helder Câmara, D. Paulo Evaristo Arns, D. Luciano Mendes de Almeida...), D. Aloísio faz parte de uma geração de ouro do Episcopado brasileiro no período pós-Concílio Vaticano II e Puebla. Que seu testemunho de vida seja inspiração para nós, católicos do Brasil neste Terceiro Milênio, levando-nos a vivenciar toda a beleza e radicalidade do Evangelho de Nosso Senhor. Que, no Céu, ele interceda junto de Deus por nossa Igreja, por nossa hierarquia e lideranças católicas do nosso País.

FELIZ NATAL!


Depois de termos vivido com intensa espectativa o Tempo do Advento, chegou finalmente o Natal do Senhor. A boa vivência do Advento nos garante uma feliz celebração natalina, não apenas em seus aspectos de confraternização com a família e amigos, mas, principalmente na sua riqueza espiritual, onde Jesus se torna o centro de nossas atenções e de nossa vida.
O Natal nos lembra que Jesus é o "Emanuel", o Deus-conosco, o Deus que nunca nos abandona e jamais nos deixa sozinhos em nossa caminhada nesta vida. Mesmo quando nós O deixamos, Ele jamais se aparta de nós, ficando ao nosso lado, com a simplicidade que lhe é característica. Ao vir a nós como um pequeno menino, Jesus se nos apresenta na sua pobreza para nos socorrer em nossa pobreza. Por isso, contemplá-lo no Presépio é o melhor caminho para acolhê-lo e amá-lo e para nos identificar com Ele. Aprendamos com Ele e seremos melhores em toda a nossa vida.
A todos, desejo um feliz e abençoado Natal do Senhor!