sábado, 8 de dezembro de 2007

Ordenação Diaconal do Eduardo


Amanhã acontecerá a Ordenação Diaconal do Eduardo, seminarista da nossa Diocese e que será o primeiro Padre natural de Santa Vitória do Palmar. Celebrar a Ordenação de alguém é sempre uma festa, não só para o ordinando, mas para a Igreja toda, pois aquele que vai ser ordenado será entregue à Igreja para ser discípulo e missionário de Jesus Cristo e, como Diácono, servidor dos demais, especialmente dos mais pobres.

O Eduardo é fruto de uma Paróquia que há muito reza pelas vocações, sendo a "resposta de um Deus providente a uma Comunidade orante" (João Paulo II). É, portanto, consequência de uma Igreja que está viva e que deseja ser sinal do Reino lá onde ela se encontra. O SIM generoso que ele dá entusiasma-nos a continuar dando os nossos pequenos e humildes "sins" a Deus, como Maria.

Que o Senhor abençoe a vida e o ministério do futuro Diácono Eduardo!

Solenidade da Imaculada Conceição


Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Este Dogma Mariano foi proclamado pelo Papa Pio IX no dia 08 de dezembro de 1854 e diz respeito à concepção de Maria, sem a mancha do pecado original, em vista dos méritos de Cristo. Maria foi o "primeiro Sacrário" da história, pois recebeu em seu ventre o próprio Filho de Deus feito Homem, durante os nove meses de sua gestação virginal. Para que isso acontecesse era necessário que ela fosse Imaculada e que não houvesse nela nem a sombra do pecado, permitindo assim, o seu integral SIM à vontade de Deus.
O Concílio Vaticano II, na Constituição Lumen Gentium, nos apresenta Maria como o "figura da Igreja" (LG 63) e, portanto, modelo para os cristãos de todos os tempos. Nós, que somos "maculados" pelo pecado, na medida em que aprendemos na Escola de Maria, vamos sendo santificados na nossa adesão à vontade do Pai e no nosso discipulado de Jesus.
Maria não é um fim em si mesma, mas um sinal que nos aponta a direção do Reino de seu Filho, Jesus.