domingo, 14 de dezembro de 2008

O Domingo da Alegria

O Domingo "Gaudete" é uma pequena "folga" na austeridade do Advento, para celebrarmos de modo antecipado as alegrias do Natal do Senhor. Ele já está às portas e o ambiente interior e exterior vão nos conduzindo a esta alegria. É como uma mulher grávida, que vê se aproximar o nascimento de seu filhinho e sente imensa alegria por estar chegando a hora de tê-lo em seus braços. Assim é a nossa alegria: o Senhor está próximo, o advento está nos seus finais, seja o Advento celebrado na Liturgia, seja o Advento "escatológico", o do fim dos tempos, quando o Senhor voltar em sua Glória. Por isso, a esperança-certeza é a grande tônica deste domingo e a alegria do anúncio da Boa Nova é a grande atitude que nós, cristãos, devemos ter. Num mundo tão cheio de más notícias, nós, cristãos, somos os anunciadores da única Boa Notícia que pode transformas vidas: a Boa Notícia de que somos amados por Deus, por meio do seu Filho, Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Assim como João Batista, devemos "emprestar" a nossa voz para proclamarmos a Boa Nova de que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. E a nossa voz manifesta a Palavra com nossa boca e com nossas atitudes: o nosso sorriso, a nossa alegria, a nossa bondade manifestada em gesto.
Por isso, alegremo-nos no Senhor e levemos nossa alegria em nossos caminhos e nos caminhos daqueles que convivem conosco.