terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Obrigado pelo amor demonstrado!

E, falando em aniversário de Padre, quero aqui agradecer todas as demonstrações de carinho e amizade recebidas por ocasião desta data comemorativa. Mensagens recebidas via celular, email, orkut, telefonemas, presentes os mais diversos, orações nas Missas... enfim, as mais diversas maneiras foram utilizadas para me dar a certeza do quanto sou amado pelas pessoas que me cercam e pelo povo que me é confiado. Eu sei o quanto vocês me amam e eu amo a todos vocês, mas como somos humanos, precisamos sempre perceber e ouvir concretamente em gestos carinhosos como estes, o amor que existe. Peço a Deus poder sempre corresponder e demonstrar o quanto amo a todos vocês.

A Estrela de Belém


O Tempo do Natal vai chegando ao seu término. O que fica para nós ao completarmos este Ciclo do Ano Litúrgico? A imagem que para mim torna-se mais forte é a da Estrela de Belém. Cabe à Estrela guiar os Magos até Jesus. Sua tarefa consiste em brilhar mais intensamente do que todas as demais estrelas, para desta maneira desempenhar o seu papel. A luz da Estrela de Belém vai, portanto, à frente dos Magos até Jesus. Assim deve ser o cristão: com sua maneira de ser, com o seu testemunho e com sua santidade de vida deve iluminar os caminhos das pessoas que o cercam, de modo que elas possam ser conduzidas a Jesus.
O grande desafio que temos deste Tempo do Natal consiste em deixar-se iluminar inteiramente por Cristo para resplandecer a sua Luz para todos. E deixar-se iluminar é deixar-se iluminar, na totalidade de sua vida. Nós temos o grande defeito de dividir nossas vidas em compartimentos estanques, onde apenas alguns ficam iluminados por Cristo, enquanto que outros permanecem nas trevas do pecado. Tornamo-nos cristãos pela metade e, com isso, nossa vida cristã torna-se medíocre, pífia, sem sentido.
Por isso, a Estrela de Belém deve iluminar e conduzir toda a nossa vida até Jesus, para que Ele nos eduque na Fé e nos ajude, durante todo o ano que temos pela frente, a sermos cada vez melhores.
Concluo com o refrão de uma antiga música, que a Comunidade do Perpétuo Socorro cantou para mim no domingo, por ocasião do meu aniversário de Padre: "Tuas boas ações são luzes para os homens iluminar. Que eles vejam o bem que fazes para o Pai glorificar, para o Pai do Céu glorificar!!!"