sexta-feira, 14 de março de 2008

Morte de Chiara Lubich


Hoje faleceu na Itália, aos 88 anos de idade, Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. Aqui a nossa homenagem a esta grande figura da Igreja de nossos tempos e nossa proximidade com os irmãos e irmãs de tão querido Movimento. A seguir, a nota divulgada no site do Movimento:


"Em uma atmosfera serena, de oração, e de profunda comoção, Chiara Lubich concluiu a sua viagem terrena nesta noite, 14 março de 2008, às 2 horas, aos 88 anos. Estava na sua casa em Rocca di Papa (Itália), para onde havia retornado do Hospital Gemelli, na madrugada de ontem, depois de ter expresso esse desejo.
Ontem, durante todo o dia, centenas de pessoas – parentes, colaboradores diretos e muitos dos seus filhos espirituais – passaram pelo seu quarto para lhe dirigir a última saudação; depois recolhiam-se na capela adjacente e reuniam-se no jardim, em oração. Uma procissão ininterrupta e espontânea. A alguns Chiara expressou algum sinal, apesar da sua extrema fraqueza.
Do mundo inteiro continuam chegando mensagens de participação por parte de líderes religiosos, políticos, acadêmicos e civis, e do seu 'povo'."

Diante do Amor apaixonado de Jesus por nós...


A proximidade da Semana Santa nos coloca diante do Amor que Deus tem para conosco. Um Amor infinito, verdadeiro, acolhedor. Um Amor de doação absoluta da vida inteira de um Deus feito carne, feito gente, de um Deus que se entrega totalmente, rebaixando-se até o estado de servo sofredor de todos.

Diante de Jesus abandonado não podemos ficar indiferentes. "O Amor não é amado", clamava há tantos séculos atrás o jovem Francisco de Assis. E a Semana Santa vem lembrar-nos disso: o Amor não é suficientemente amado por nós que, diante d'Ele ficamos apenas emocionados, apenas pensativos e nada mais... Diante do Amor apaixonado de Jesus por nós, torna-se urgente a nossa conversão, a nossa mudança de vida, de tal modo que nossa vivência cristã não seja uma mentira diante de nós, dos outros e de Deus mesmo. Diante do Amor de Jesus por nós torna-se urgente que busquemos a santidade, superando um estilo de vida medíocre, acomodado, de homem velho... É isto que o Senhor deseja de nós... que abandonando o modo de vida de homem velho, passemos a ser pessoas novas, renovadas, transformadas. Aí, sim, estaremos vivendo a Páscoa do Senhor.