quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A centralidade da Palavra de Deus e da Eucaristia

A Palavra de Deus e a Eucaristia são o centro de toda a vida do cristão e da Igreja. Quando vivemos centrados na Palavra e na Eucaristia, começamos a ter uma nova dinâmica na nossa vida espiritual e na vida de nossas comunidades eclesiais. Um cristão que se alimenta de ambas as mesas torna-se fortalecido na luta contra o pecado e aprende a realizar a vontade de Deus na sua vida, tornando-se eficaz testemunha do Evangelho. A proximidade com o Senhor, que nos fala através da Sagrada Escritura e que nos alimenta por meio da Eucaristia vai nos santificando, pois nos torna semelhantes a Ele. O brilho de Deus passa a ser o nosso brilho e a alegria de sua presença se reflete no nosso olhar e nas nossas ações.
Entretanto, quando nos afastamos dele, a nossa vida perde o seu rumo, pois a centralidade dela deixa de ser o Senhor e passa a ser o nosso próprio eu. É por isso que a consequência do pecado é a morte, pois ela significa o desaparecimento de todos os sinais de vida no nosso ser, deixando-nos num vazio interior, sem alegria verdadeira e sem luz. Uma pessoa longe de Deus não tem a luz no seu coração e nem no seu olhar, tornando-se completamente azeda e infeliz, pois somente Deus pode preencher o vazio de nossa alma.
Por isso, coloquemos a Palavra e a Eucaristia como Centro de nossas vidas. Deixemos que a Palavra nos eduque e que a Eucaristia nos alimente e, com isso, um novo rumo daremos para a nossa história.