quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pessoas são mais do que livros


Eu tenho muitos livros. Alguns me acompanham há anos e, sempre que sou transferido, estes são os primeiros a serem encaixotados e, na casa nova, são os primeiros a irem para a estante. Como gosto muito de ler, quando estava na Áustria, sempre que recebia o meu salário, corria para uma livraria e comprava dois ou mais livros e não poupei dinheiro para trazê-los para o Brasil. Eu tenho, portanto, livros que são verdadeiros tesouros, alguns já velhinhos, mas não me desfaço deles por nada neste mundo. Outro dia um deles estava tão surrado, que mandei para uma gráfica arrumar a encadernação. Já com outros livros eu não tenho tanto cuidado assim. Alguns até já joguei fora, pois estavam ocupando espaço e não tinham utilidade. Outros doei para algum amigo ou até para alguma biblioteca. Com certeza serão mais úteis para outros do que para mim.

A vida possui uma dinâmica muito semelhante. As pessoas que passam pela nossa vida possuem uma riqueza muito grande para partilhar conosco. Devemos ter um cuidado todo especial, especialmente com aquelas que são para nós o "livro predileto de nossa biblioteca". Assim como cuidamos dele com carinho, devemos ter um cuidado especial com aqueles que nos são queridos. Por isso, cultivemos atitudes de acolhida, de carinho e amor para com as pessoas que são importantes para nós. Procuremos demonstrar o quanto as amamos. Agindo assim não só as faremos felizes, mas nos tornaremos felizes.

Pessoas são como livros e digo até: são muito mais do que livros, porque possuem sentimentos e podem nos proporcionar experiências fabulosas que um livro não pode fazer. Eu gosto de livros, mas jamais trocaria uma pessoa que amo por uma biblioteca que fosse. Por isso, curta sua família, seus amigos, seus amores e trate-os com o carinho e o amor que eles merecem!