quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Para pensar... Um mico que deve conduzir à conversão...


Estive agora celebrando a Santa Missa na Comunidade do Coração de Maria. Lá chegando, um rapaz, drogado, quase que totalmente bêbado, estava me esperando na Capela para me pedir dinheiro. Eu o conhecia da Fazenda Vida Nova. Eu disse que, talvez, no fim da Missa eu tivesse algum trocado. Ele ficou esperando. Passei a Missa inteira tenso, tremendamente desconfortável. "E se ele me assaltar?", pensava. Como deveria ser a minha reação diante dele? No fim da Missa, dei três reais para ele e mandei-o embora...

O desconforto que foi crescendo em mim não foi pelo medo de ser assaltado, mas pela constatação de que ele me incomodava por ser pobre, por ser excluído, por estar maltrapilho... Justamente na Festa de São Vicente de Paulo, doeu constatar que os pobres, os drogados, os mendigos e os excluídos me incomodam por serem do jeito que são. Descobri que me é muito mais reconfortante lidar com pessoas saudáveis, limpas, bonitas e simpáticas do que lidar com aqueles que se assemelham a Jesus Abandonado.

Que mico, Padre Gil! O senhor precisa se converter aos pobres, para ver neles a presença de Jesus...

4 comentários:

G.O. João Paulo II disse...

olá dindo!!!
olha eu aqui comentando, passei para dizer que o teu blog está muito legal, é importante o contato padre e rebanho, e tu é um padre que quebra barreiras por sair do trono e ir até o povo, como esse mico que tu pago, fez eu pensar, quantas vezes eu pago esse mico e continuo a pagar por fechar os olhos, mas Graças a Deus tem pessoas como vc enviadas por Deus...
te amo dindo!
beijão

Anônimo disse...

Em verdade, a conversão se dá diariamente. Quando conseguimos avaliar de forma crítica nossos atos negativos surgem as possibilidades reais de os tornarmos produtivos. Mais do que isto, surge a reflexão e a vontade de não mais fazer, de não repetir. Mas nós humanos repetimos e repetimos...
O Pai Seráfico São Francisco de Assis lutou toda sua vida contra as tendências humanas que lhe causavam repulsa pelos miseráveis e foi nos miseráveis que encontrou o Senhor Jesus Cristo na sua maior plenitude.
Paz e bem para ti meu querido amigo.

Rodrigo Paixão

Tiago Paixão disse...

É bem do teu tipinho né Sr GIL!!! Que coisa!!!
hehehe
Abraço

Unknown disse...

Gil, a oracao de acolhida na celebracao de hoje me fez lembrar de imediato essa tua experiencia. Vou transcrever o texto original para nao cometer nenhuma erro na traducao: "How come that we are so little aware of the misery -- poverty, injustice -- around us? Is it that we have not learnt or that we prefer not to see? Itis said of God in the Old Testament that he saw the misery of the people, and seeing it, he liberated them. Jesus saw the misery of the people around him and he did all he could to free them. Let us ask the Lord here with us that we may learn to see our own afflictions and those of the people around us. Then we can with God's help do something to remedy them."