terça-feira, 16 de outubro de 2007

A eleição de João Paulo II (16/10/1978)


Era o ano de 1978. Dia 16 de outubro, como hoje. Eu estava deitado na rede, na área da casa das minhas finadas tias, estudando para uma prova de geografia, que aconteceria no dia seguinte e escutava o radinho de pilha, atento ao que acontecia no Vaticano. No meio da tarde, a notícia: tínhamos um novo Papa. Quem seria ele? Corro para a frente da tv e assisto, com alegria a apresentação do novo Pontífice: o até então Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Polônia, Karol Wojtyla. Durante 27 anos comandou a Igreja de Cristo como sucessor de Pedro. Em momentos fundamentais de minha vida e vocação, o Papa João Paulo II teve influência decisiva. Sua primeira visita ao Brasil, em 1980, que tive a graça de assistir em Porto Alegre, foi decisiva para minha entrada no Seminário, no ano seguinte. Tive ainda a alegria de estar com ele, em 23 de novembro de 2002, no Vaticano, por ocasião da Visita Ad Limina do nosso Bispo. Hoje, quando recordamos sua eleição há 29 anos atrás, louvamos a Deus pelo dom da vida do nosso "João de Deus" e seu ministério à frente da Igreja.

2 comentários:

Vitória Mota disse...

Estive nos últimos 4 dias em Aparecida de Norte, na Basílica de Nsa. Sra Aparecida das Águas e só agora entendi o que a Santa me dizia quando eu estava diante da imagem original, que foi tirada das águas pelos pescadores. A Santa dizia: "diz praquele padre que eu não esqueci a história da "feiinha". Perdoei mas não esqueci."

Abraços, Padre!!!

Tiago Paixão disse...

Aqui vai a sugestão do dia... escreve um pouco sobre o Joanes Paulus I... Que nasceu em um 17 de outubro... Fale sobre ele, seu breve pontificado e sua tão estranha e súbita morte...

O Papa João Paulo I, nascido Albino Luciani nascido em Belluno, 17 de Outubro de 1912 - Morto no Vaticano, 28 de Setembro de 1978, Patriarca de Veneza, governou a Santa Sé durante apenas um mês, entre 26 de Agosto de 1978 até a data da sua morte.