quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Caminhando com os santos e santas...

"Que santidade de vida, que homens devemos ser! Pois se tudo no céu e na terra o Senhor chamará! Que respeito para com Deus, que luta devemos travar, pois num céu e numa nova terra iremos morar"
Esta música do Padre Jonas expressa de um modo vivo a realidade que celebramos na última semana: a realidade das últimas coisas: morte, purgatório, céu... Nós, na nossa cultura ocidental, estamos acostumados a olhar para a vida de um modo totalmente míope, sem perceber as realidades posteriores que virão. Olhamos apenas para o hoje: o que comeremos, o que vestiremos, como viveremos, o que ganharemos... E esse olhar para o hoje pode nos impedir de contemplar o Reino de Deus e de buscá-lo no horizonte de nossa vida. É claro que devemos nos preocupar com nossas necessidades cotidianas, mas esta busca não é absoluta. "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça..."
Os santos foram aqueles que descobriram o valor do Reino e buscaram-no com todas as forças de suas almas. Aprender com eles vai nos ajudar a seguir na trilha de Jesus, o Santo por excelência. Mas um detalhe é fundamental para compreender o que significa ser santo: o santo é aquele que vive sua vida ordinária de forma extraordinária, ou seja: é alguém que tem sua vida inteira iluminada pela luz de Jesus Cristo, suas opções fundamentais estão pautadas no Evangelho e cada área da sua existência é iluminada para ser luz para os homens.
Guiados por tão grandes testemunhas, possamos nós ter a coragem de sermos os santos e santas de nossos tempos!

Nenhum comentário: