segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Ordenação Diaconal do Eduardo (II)

Ontem foi a Ordenação Diaconal do Eduardo. Estava tudo perfeito: o dia foi sob encomenda, sem nenhuma nuvem no céu, um final de tarde agradável e boa participação de povo. Foi um dia de rever o maravilhoso povo de Santa Vitória do Palmar e reencontrar muitos amigos. Como escrevia na postagem anterior, uma Ordenação é sempre um momento rico para a Diocese e se torna a resposta de um Deus providente à uma Comunidade orante.
Eu tive a graça de poder fazer uma pequena parte nesta linda história vocacional do Diácono Eduardo, quando,em 1999 fui trabalhar em Santa Vitória e, junto com o Padre Luiz Fernando, então Diácono, poder estimular o desejo do Eduardo de entrar para o Seminário, o que ele fez no ano seguinte.
As inúmeras vezes que eu convidei meninos e jovens para a possibilidade de ingressar no Seminário e buscar o Sacerdócio, já encontrou eco no coração de vários deles e o Eduardo foi o segundo a concluir esta caminhada rumo à vida ministerial: já antes havia convidado o Padre Raphael, hoje Pároco de Santa Vitória. Fico feliz porque esta pergunta ("Tu já pensaste em ser Padre?"), tem a capacidade de provocar nos candidatos o questionamento vocacional, muitas vezes encontrando uma resposta generosa, como a do Eduardo. É claro que se não fosse eu Deus teria encontrado outros meios de chamar o Raphael, o Eduardo e tantos outros. Mas louvo a Deus por ter me dado a chance de participar, de modo simples, dessa história de vocação.

Nenhum comentário: