sábado, 12 de janeiro de 2008

João Batista: sua mensagem e consequências para a nossa vida...


João Batista é um dos personagens principais do Ciclo do Natal (Advento e Natal). Ele inicia e encerra este Ciclo. Inicia, com sua vocação e missão de preparar os caminhos para o Senhor, convocando o povo de Israel à conversão e mudança de vida. Com sua vida austera e penitente, cabe a João anunciar que o Messias está às portas e que é necessário que o povo se prepare para receber os novos tempos. João Batista também encerra este Ciclo, anunciando que o Messias já chegou e, concluindo sua missão, é necessário que Jesus cresça e ele diminua. Com a Festa do Batismo do Senhor, celebrada neste final de semana, João sai de cena para começarmos, no Tempo Comum, que se inicia, a acompanhar a vida pública de Jesus, seus ensinamentos, seus sinais e, desta forma, poderemos nos tornar seus discípulos missionários.
A figura de João Batista, portanto, nos adverte para alguns detalhes da vivência cristã que estão um tanto esquecidos em nossos tempos:
a) Necessidade de uma sincera e autêntica conversão, que envolva toda a vida da pessoa, com consequências concretas de mudanças de atitude e de postura de vida;
b) Esta mudança de postura de vida é uma convocação a uma maior austeridade e simplicidade de vida. Como vivemos num mundo cada vez mais materialista e consumista, a figura austera de João nos propõe um estilo mais simples de viver, buscando a essência da vida e da felicidade, que existe só em Deus;
c) Tudo isto nós devemos viver na esperança. O Senhor está às portas e neste tempo de "Segundo Advento" precisamos estar atentos aos sinais dos tempos. Sem a esperança na vinda do Senhor a nossa vida fica sem sentido e vazia. E coisa triste é viver sem esperança, sem sentido e no vazio!
Portanto, mesmo estando a se encerrar o Ciclo do Natal, continuemos a ter João Batista, sua vida e mensagem, como exemplo para toda a nossa caminhada rumo ao Reino Definitivo!

Nenhum comentário: