terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Encontro que nos devolve a vida



A ressurreição é o nosso destino. Às vésperas do Tempo da Quaresma, a liturgia da Palavra destes dias nos apresenta o poder de Jesus de devolver a vida aos que estavam mortos. Ontem, segunda-feira da 4a semana do Tempo Comum, no encontro de Jesus com o homem que estava tomado por uma legião de demônios, foi devolvida a este homem a vida e a dignidade de alguém que é livre, que é filho de Deus e membro de uma família, de uma comunidade. A este homem, que estava vivendo entre os mortos em um cemitério, é devolvida a possibilidade de viver entre os vivos. A ele, que se feria com pedras, é devolvida a possibilidade de poder se amar e cuidar de seu corpo, de sua saúde, de sua vida.


No Evangelho de hoje, dois encontros com Jesus devolvem a vida a quem o busca. A hemorroísa vai ao encontro de Jesus, trazendo com ela a dor de sua enfermidade, sua fraqueza e a dor de ser excluída, pois sua hemorragia a deixava sempre excluída do contato com os demais, por ser considerada impura. Junto com a fraqueza física, estava ali a fraqueza emocional, espiritual e moral. Estava desanimada, pois há doze anos buscava na medicina o alívio para sua situação. Ao tocar na veste do Senhor com fé, é instantaneamente curada. Não é apenas a saúde que lhe é devolvida, mas a vida, como um todo, que lhe é restituída. Enquanto a mulher é curada, Jesus se dirige à casa de Jairo, chefe da Sinagoga. Sua filha estava morta, mas ele insiste para que Jesus vá até lá. Atendendo a tal pedido, a menina é ressuscitada. quando ninguém mais acreditava, Jairo acreditou e teve sua filha restituída.


Encontrar o Senhor é o segredo da ressurreição, do resgate da vida ameaçada. Permanecer diante do Senhor, encontrar-se com o Senhor vai nos tornar vitoriosos nas lutas do nosso dia-a-dia. Encontrar-se com o Senhor na sua Palavra e na Adoração Eucarística vai nos tornar fortes e ressuscitados, devolvendo-nos a Graça que o pecado havia roubado de nós. Por isso, busquemos o Senhor e Ele ira deixar-se encontrar. Permaneçamos com Ele, não rapidamente, apenas esbarrando nele, mas permitamos que este encontro nos transforme, liberte e santifique. Experimentando este encontro com o Senhor, passaremos a ter uma nova luz no nosso semblante, a ter a luz da vida de Deus resplandecendo no nosso interior. E esta luz vai resplandecer em todas as nossas relações, em toda a nossa maneira de ser.


Deus não nos fez defuntos e não nos quer defuntos. Assim como Jesus devolveu a vida ao homem endemoninhado, à mulher hemorroísa e à filha de Jairo, deseja dar-nos vida e alegria no encontro com Ele a cada dia.

Nenhum comentário: