terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Ir. Liduvina Coletti

Hoje, em Santa Vitória do Palmar, acontece a "Missa do Envio" da Ir. Liduvina Coletti, que trabalhou naquela Paróquia por mais de quarenta anos. Já com 86 anos de idade e necessitando de alguns cuidados especiais, por causa de sua idade avançada e saúde, Ir. Liduvina é uma das pessoas mais marcantes na minha vida ministerial, bem como foi o alicerce pastoral da Igreja presente em Santa Vitória do Palmar durante muitos anos. Com sua simplicidade e de forma cativante, a presença da Ir. Liduvina animava as lideranças das mais diferentes Comunidades existentes naqueles rincões, fazendo com que surgissem sempre novos grupos de reflexão onde fosse possível, fornecendo material e livretos, bem como ensinando músicas de Igreja, novas e outras bem velhinhas (sempre lembro dela cantando a cada Advento, com suas folhinhas já amareladas pelo tempo, o canto "Natal se aproxima...").
Ir. Liduvina (ou carinhosamente chamada de "Liduva" ou "Ir. Leguminosa"...) sempre foi modelo de alegria, de generosidade, de desprendimento e de fidelidade à sua vocação. Por isso ela foi formadora de novas lideranças leigas, de catequistas, bem como de padres jovens que por lá passaram e que devem muito do que aprenderam nas lides pastorais a ela: eu devo muito a ela e tenha a certeza de que concordam comigo todos os outros padres jovens que por lá passaram: Pe. Otávio, Pe. Luiz Fernando, Pe. Marco Antônio e o atual pároco, Pe. Raphael.
Que o exemplo da Ir. liduvina permaneça em nossos corações e nos anime a continuar, com coragem e simplicidade, a trabalhar pelo Reino de Deus.

Nenhum comentário: