domingo, 24 de fevereiro de 2008

É possível um cristianismo sem cruz?


É possível um cristianismo sem cruz? Os nossos tempos nos colocam diante da possibilidade de uma vida sem cruz, sem dor, sem sofrimentos. Isto, porém, é impossível, pois os sofrimentos e dores existem e fazem parte de nossa vida. Não precisamos buscá-los; eles vêm a nós com as mais diversas facetas. O que nos torna, a nós, cristãos, diferentes dos demais é a maneira como lidamos com tudo isso. Enquanto que quem não conhece a Cristo nem aceita a sua Cruz desespera diante das situações difíceis, o cristão assume e carrega a sua cruz, seguindo Jesus de perto. O carregar a cruz não significa uma apatia desanimada, uma resignação diante do inevitável; pelo contrário: significa uma postura de dignidade e de alegre esperança em Deus, que caminha conosco carregando nossa cruz na direção da Ressurreição.

Um cristianismo sem cruz é alienado, pois é um cristianismo sem o seu significado principal, sem Jesus e sem a vivência da proposta do seu Evangelho. Cristianismo sem cruz é uma paródia, uma imitação vulgar daquilo que Jesus veio ensinar e propôr.

Que possamos gritar para o mundo a nossa fé no Deus crucificado e ressuscitado, abraçando a cruz de cada dia com alegria e esperança, testemunhando para o mundo que o Senhor está ao nosso lado e nos ajuda sempre de novo a carregarmos as nossas cruzes.

Nenhum comentário: