domingo, 9 de março de 2008

"Lázaro, vem para fora!" (Jo 11,43)


"Lázaro, vem para fora!" (Jo 11,43) O chamado de Jesus ao defunto Lázaro foi eficaz. Aquele que estava morto havia quatro dias reviveu. Aquele que estava guardado, amarrado dentro de um túmulo fétido, retorna à vida. O Amigo Jesus vai ao encontro do amigo Lázaro e chora por ele, mas não permite que este fique sob o poder da morte, mas sim, que venha de volta à vida.

O pecado é a morte de nossa alma. O pecado nos conduz à uma morte em vida. Ficamos feito "zumbis", perambulando por aí, tristes, amarrados, fedidos. Porque o pecado nos amarra, tira de nossos olhos o brilho, de nossas almas a verdadeira alegria, nos torna frágeis, mornos, com uma "vida" sem sabor. Quando estamos amarrados pelo pecado, as trevas circundam todo o nosso ser e fica visível aos olhos de todos que estamos mortos. Talvez até consigamos disfarçar nossa morte diante dos outros, mas não diante do Senhor, pois Ele tudo vê e, da mesma forma que chorou a morte de seu amigo Lázaro, chora a morte de nossa alma.

Por isso ouçamos a voz do nosso Amigo, que grita diante do nosso túmulo, escuro e fétido: "Vem para fora!" Deixemos que Ele nos tire de lá, nos desamarre e nos conduza a uma vida nova, onde teremos a luz a brilhar em nosso semblante, onde teremos de volta o brilho no olhar, onde estaremos desatados, livres, para podermos amar verdadeiramente a Deus e aos nossos semelhantes.

Escolhamos, pois, a vida que Jesus nos oferece!

Nenhum comentário: