terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pensando alto: meu Decálogo (IV)

"Quero viver na alegria, alegria sincera, profunda e fraterna. Quero alegrar-me com as conquistas dos meus irmãos e irmãs. Quero alegrar-me com sua existência e estar feliz em sua presença pois eles são sinais de Deus a marcar a estrada da minha vida."
"Um santo triste é um triste santo." Esta frase, ditado popular comumente citado, ajuda a compreender a necessidade de se viver alegremente a realidade de ser filho de Deus. "A alegria do Senhor seja a nossa força", uma vez que o nosso Deus é o Deus da vida, da vitória e da verdadeira felicidade.
O Evangelho de ontem nos apresentava o jovem rico, que foi embora tristemente por não ter sabido atender ao convite amável do Senhor de deixar tudo para seguí-lo. Amou mais as coisas dele do que o próprio Deus, escolheu uma vida medíocre a um projeto de vida de heroísmo, que lhe daria uma alegria que não é deste mundo.
Escolher o Senhor e o seu Reino proporciona a alegria verdadeira e profunda, não aquela superficial que geralmente buscamos. Por isso, escolho esta alegria que Deus me oferece e quero marcar o mundo com um semblante alegre, sincero e sereno. Quero ser reconhecido por isto, manifestando, assim, o rosto alegre e terno de Deus, revelado por Jesus Cristo, a quem desejo sempre mais servir e amar, procurando ser semelhante a Ele.
Problemas? Sempre os terei! Momentos de crise e de dor? Sempre aparecerão! Mistério da Cruz? Fará sempre parte da minha existência! Porém, existe uma frase famosa do Pe. Jonas Abib: "Os meus problemas são meus, mas minha cara é dos outros." Por isso, mesmo nas dores e tempestades, que meu rosto manifeste a alegria de Deus!

Nenhum comentário: