quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Mentiras e verdades...

Existe um ditado, que aprendi com a minha Mãe: "Mentira tem perna curta!" Acredito na sabedoria deste ditado, que todos nós ouvimos de nossos antepassados, desde a nossa mais tenra infância. Certo da veracidade das palavras da minha Mãe, aprendi a não mentir, especialmente quando se trata de coisas mais sérias. E, quando se trata das coisas de Deus, este ditado tem um especial peso, pois nós podemos mentir para todas as pessoas que convivem conosco, podemos enganar a todos em todo o tempo, mas não a Deus - Ele nos conhece mais do que ninguém, mais do que nós mesmos nos conhecemos e está no mais íntimo de nós. Portanto, não tem como mentir para Deus.
Com facilidade, encenamos para os outros aquilo que nós não somos, de forma que eles possam nos admirar e nos aceitar, não pelas nossas virtudes reais, mas por aquilo que ficticiamente queremos ser para eles. As consequências desse tipo de atitude é o fato de que, de repente, acabamos perdendo a nossa real identidade e nos tornamos estranhos para nós mesmos? "Quem sou eu, mesmo? Será que sou aquilo que o Fulano pensa que eu sou? Ou será aquilo que enceno, para que a Fulana me aceite e me ame?" A perda desta identidade acaba nos destruindo psicologicamente e passamos a viver como um barco sem rumo, à mercê dos ventos e das correntezas.
O Apóstolo João, na sua Primeira Epístola, fala das mentiras e verdades que podem fazer parte da nossa vida. Mente quem vive nas trevas, mas encena estar na luz; mente quem odeia, mas faz de conta que ama; mente quem vive longe de Deus, mas encena uma vida cristã, piedosa, hipócrita, para impressionar os outros... Em compensação, está na verdade aquele que procura viver em Deus e procura amá-lo amando os seus irmãos e irmãs.
Viver nas trevas é sinal de morte, enquanto que viver na luz de Cristo é sinal de vida e de verdadeira alegria, que somente Ele pode nos oferecer. Hoje, mais do que de mestres, o mundo precisa de testemunhas, que vivam aquilo que acreditam, rezam e celebram. A nossa sabedoria está, principalmente, na maneira como nos portamos e como vivemos. Que o Senhor, com seu Espírito, nos conduza pelos caminhos da conversão e da vida.

Nenhum comentário: