quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Espírito de Deus e o nosso testemunho de vida

A eficácia da ação evangelizadora está na junção de dois fatores: a ação do Espírito Santo e o testemunho de vida dos cristãos. Estes dois fatores são imprencindíveis se quisermos que a Boa Nova do Reino de Deus seja proclamada e aceita pelo mundo.

A ação do Espírito Santo é essencial porque toda a vida da Igreja é marcada pela sua Presença. Sem o Espírito de Deus, a Igreja seria apenas mais uma instituição vazia de sentido e teria os seus dias contados. Sem a sua Presença, nossos atos litúrgicos não passariam de teatrinho e nossas orações seriam o supra-sumo do farisaísmo.
Porém, a Graça do Espírito Santo supõe a nossa natureza, a nossa adesão total e sincera. Sem o nosso testemunho, a eficácia de nossas ações ficam comprometidas, pois de nada adianta falar aquilo que não se vive e testemunhar aquilo que não se pratica. Podemos ser excelentes pregadores, eficientes pastoralistas. Podemos saber conduzir reuniões, celebrar belíssimas Missas, utilizando todos os meios e tecnologias mais avançadas, mas se não tiver junto o testemunho de uma vida cristã, ecoará no meio do nada e não produzirá fruto algum. Poderemos até causar emoções, mas não mudaremos a vida de ninguém, pois não mudamos a nossa. Seremos, assim, cegos guias de cegos.
O Senhor quer de nós conversão e a busca pela santidade. E quer isto porque sabe que é garantia de felicidade e de salvação para nós. É claro que às vezes não é fácil, mas é nesses momentos que o Espírito Santo nos dá a força necessária para podermos dar o nosso SIM a Deus, e dando o nosso SIM a Deus poderemos dar o nosso sim aos irmãos, oferecendo para eles o nosso testemunho de vida cristã.

Nenhum comentário: