sábado, 13 de dezembro de 2008

O momento presente e o outro: caminho para viver a Palavra de Deus

Confesso o quanto tem me feito bem meditar, rezar e vivenciar a "Palavra de Vida", que a cada mês nos chega, propondo um pequeno versículo da Palavra de Deus para nós. Por isso, mensalmente eu coloco a meditação que Chiara Lubich preparou já há alguns anos e que, mesmo hoje é profundamente atual.

Confesso, ainda, o quanto às vezes sou egoísta, querendo que sempre a minha vontade seja feita, deixando de lado aquilo que Deus me pede e aquilo que meus semelhantes necessitam.
Duas coisas a Palavra de Vida desde mês propõe para nós: a primeira: viver a vontade de Deus no momento presente. Este é um desafio muito grande, uma vez que temos a tendência ou de viver no passado ou de viver no futuro. No passado, através de saudosismo ou de ressentimentos, quando ficamos remoendo fatos e situações acontecidas, sejam elas positivas ou negativas. No futuro, quando vivemos na ansiedade do que ainda está por vir e que, de repente nem virá. Geralmente vivemos cercados de fantasmas, de medos e angústias de coisas que pensamos que irão nos atingir. Portanto, viver o momento presente, a situação atual que estamos vivendo e que dependem de nossas escolhas, onde podemos fazer a vontade de Deus ou então viver num egoísmo vazio de sentido.

O segundo aspecto que quero abordar aqui é a capacidade de sairmos de nós mesmos, para irmos na direção do outro: do Outro Supremo, que é Deus e dos outros, que convivem conosco. No mundo de hoje, perdemos a capacidade da alteridade, de estarmos voltados para o outro, com suas necessidades e sentimentos. Estar voltado para o outro é o antídoto do egocentrismo, que nos fecha à interlocução e ao amor, que é sinal do Amor que Deus tem para conosco. Eu posso conversar com alguém, mas com o coração fechado sobre mim mesmo ou posso estar totalmente voltado para o outro, com o coração generosamente aberto, na alteridade absoluta. E como é maravilhoso ser assim, pois a experiência que fazemos acaba sendo uma experiência de realização plena, pois somos vocacioonados para o outro, para o amor a Deus e ao próximo.

Quando vivemos o momento presente e vivemos na relação de alteridade para com Deus e o próximo, então aí, sim, estamos encontrando o caminho da felicidade plena.

A todos, um feliz final de semana!

Nenhum comentário: