segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Considerações do segundo findi aqui...

Coemça hoje um novo Tempo Litúrgico: o Tempo Comum. Pode-se ter a errônea impressão de que este tempo não tem nada em especial para ser celebrado - diferente dos demais tempos, como o Advento/Natal e Quaresma/Páscoa. Pelo contrário, o Tempo Comum é o tempo do seguimento de Jesus, por excelência, o tempo do Discipulado. Pelo Batismo, somos todos discípulos de Jesus e convocados a permanecer com ele e aprender dele o mistério da presença do Reino de Deus no mundo. Ao aprender com Ele o mistério do Reino, tornamo-nos também sinais deste Reino, através do nosso testemunho de vida e de santidade.
____________________________________________
Ontem foi o meu segundo final de semana aqui no Bom Fim. Estou convencido de que é mito a história de que Rio Grande morre no verão, pois "todo mundo vai para o Cassino". Em todas as Missas tivemos casa cheia neste sábado e domingo. Se uma significativa porcentagem de nossa população vai veranear, não significa que todos estejam na beira da praia; pelo contrário: muitos preferem ficar em suas casas descansando durante o verão. É claro que as atividades paroquiais diminuem consideravelmente, mas isso não deve nos acomodar de tal modo que as nossas Paróquias parem totalmente nesta estação.
____________________________________________
Muita gente da São José Operário está vindo participar das Missas dominicais aqui no Bom Fim. Eu fico dividido: por um lado, é bom saber que a gente é amado por aqueles que fizeram parte da nossa vida por um longo período de tempo. Porém, por outro lado, seria essencial que eles continuassem lá, atuando na comunidade deles, dando total apoio ao novo Pároco. Esse tipo de coisa acaba sendo constrangedor para mim, uma vez que acaba dando a impressão de que nesses quase sete anos de Paróquia fiz com que as pessoas ficassem ligadas a mim e não ao Senhor. Devemos ser discípulos de Jesus e não do padre fulano ou beltrano...

Nenhum comentário: