quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Despedida da São José Operário

Ontem celebrei a Missa de despedida da Paróquia de São José Operário. Se por um lado todos estávamos felizes pela celebração dos meus dezenove anos de Ordenação Presbiteral, havia um gosto amargo na boca de cada um de nós. Após quase sete anos, eu estava deixando uma Paróquia que me deu muitas alegrias, onde convivi com muita gente que aprendi a amar e a querer bem. Termino o meu "mandato" lá com a sensação de dever cumprido e de que realmente valeu a pena. Imagino os sentimentos que devem passar pelo coração do Padre Décio, ao deixar o Bom Fim, após quase trinta e quatro anos aqui. Sair de uma Paróquia exige do Padre um despojamento muito grande, o que às vezes pode ser doloroso. Se a minha admiração por ele já era grande, cresceu ainda mais agora, com esse exemplo de despojamento que ele está dando.
Ontem tive o meu primeiro contato com as principais lideranças daqui. A acolhida deles está sendo maravilhosa. Tratamos, principalmente, das questões litúrgicas e sacramentais. Confirmei todos em suas funções, assim como reafirmei que qualquer mudança na vida da Paróquia depende do diálogo entre todos nós. Uma mudança que eu queria fazer, mas apenas para mais adiante, eles pediram e vamos fazer em março: as Missas de terças a sextas passará a ser celebrada às 18h30min. É um horário alternativo e intermediário para aqueles que estudam e trabalham à tarde, para quem a Missa às 18h fica sendo muito cedo.

Nenhum comentário: