terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Viver em relação

A alegria de estar em contato com outras pessoas é a grande característica do ministério presbiteral. Hoje, desde a metade da tarde, estive sempre com a casa cheia de jovens e adultos, seja para tomar chimarrão, seja para bater um bom papo, seja para confissões e aconselhamento. Viver com os outros e para os outros deve ser algo a ser buscado constantemente, pois com isso eu me humanizo enquanto pessoa e posso ser uma presença pastoral para eles, através da acolhida e da escuta atenta.
Como Padre tenho experimentado sempre essa proximidade das pessoas na minha vida. Desde Santa Vitória do Palmar, nos longínquos anos de 1991/92, ter a casa cheia foi característica do meu ministério e aqui não está sendo diferente. Gosto daqueles que gostam de mim, da minha companhia e do meu carinho. Não é apenas uma relação "profissional", mas de ternura e amizade; uma relação quase que de pai e filhos. A gente perde um pouco da privacidade, é verdade, mas os ganhos são infinitamente maiores.

Nenhum comentário: