terça-feira, 8 de novembro de 2011

A conversão que Deus quer

A conversão, mais do que um ato intimista e individual, transforma o nosso modo de viver e de nos relacionar com os outros – e com o Outro, por excelência – Deus. O grande problema consiste no fato de que geralmente relacionamos a vida de religião com atos externos de piedade e de devoção. Viver a religião é muito mais do que isso, pois envolve a totalidade do nosso ser, de tal modo que tudo ao nosso redor fica transfigurado pela presença de Deus.

Já tive momentos fortes de conversão na minha vida, especialmente quando deixei que Deus deixasse de ser uma ideia bonita e passasse de fato a influenciar as minhas escolhas fundamentais, que precisaram ser feitas e reafirmadas de modo definitivo. Naquela ocasião, a Palavra de Deus entrou de tal modo na minha alma que foi como se abrisse os céus e Deus mesmo a proferisse para mim. O eco dessa Palavra não se fez esperar e a resposta ao Amor de Deus foi através do amor que procurei declarar com a minha palavra e com a minha vida.

Hoje o Senhor me pede de novo uma resposta de conversão: conversão para Ele e para o próximo. Não que eu tenha fugido da resposta de amor ao seu Amor, mas o que Ele me pede nesta noite é exatamente que eu assuma a radicalidade do seu Evangelho, no mais íntimo do meu ser e na prática da santidade na vida cotidiana. O que mais me angustia é o senso de urgência em responder ao Amor de Deus. Não tenho o direito de adiar minha resposta ao Senhor, pois a vida corre rapidamente e não sei o quanto de tempo me resta. Por isso, devo viver em Deus cada dia como se fosse o último da vida, atendendo à sua Palavra como se fosse o seu definitivo chamado.

Atender ao chamado do Senhor com a seriedade que se deve é a causa de bem aventurança, da felicidade que o mundo não pode tirar e nem oferecer. Com a Palavra de Deus não se negocia, escolhendo aquilo que se vai acreditar ou viver: é Palavra de Deus, é Ele mesmo quem nos fala e conduz através do seu Espírito Santo. Confesso que ao longo dos anos tenho tentado negociar com a Palavra de Deus, não deixando que ela verdadeiramente conduza os meus sentimentos e ações. Permiti que ela ficasse sendo um apêndice na minha vida espiritual, escondida num cantinho, estéril. Hoje Deus pede uma conversão interna e externa, com todas as consequências que essa Palavra vai provocar na minha vida e ministério. Que eu possa dizer o meu sim ao Senhor, com generosidade e com a totalidade do meu ser.

Nenhum comentário: