terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Construindo relações de amor e amizade... ou destruindo...

O ser humano não é uma ilha, mas um ser em relação. Desde a nossa concepção vamos estabelecendo relações com o mundo e com as pessoas que compõem o universo de nossa existência. As relações afetivas que vão sendo estabelecidas (em primeiro lugar com a nossa mãe, durante o período de gestação), vão sendo construídas aos poucos, de diversas maneiras, e vão se solidificando na medida em que comunicamos e expressamos aquilo que somos e sentimos. As relações de amor e de amizade vão crescendo, portanto, aos pouquinhos, com pequenos gestos e palavras, com pequenas manifestações, que vão criando cumplicidade, simpatia e comunhão entre almas que se descobrem próximas.
Infelizmente, as relações de amor e amizade podem ser destruídas da mesma maneira: com palavras ásperas, com indiferença, com pequenos gestos que demonstram sentimentos que quebram a cumplicidade, a simpatia e a comunhão. Assim como não se constrói da noite para o dia uma relação de amor e amizade, não se destrói de uma só vez também uma grande amizade ou um grande amor. Porém, qual um cristal quebrado, que não tem conserto, com a repetição constante de mágoas e ressentimentos... acabam sobrando apenas cacos...
Aprendamos, na escola da vida, a construir verdadeiras relações de amor e amizade e seremos pessoas completas, equilibradas e felizes. Não permitamos que nosso egoismo destrua aquelas pessoas que verdadeiramente amamos e queremos bem. Se o cuidado e o zelo com as pessoas fazem bem a elas e a nós também, o descuido as tira de nossa vida e nos joga numa solidão que não gostaríamos de viver.

Nenhum comentário: