segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Que santidade de vida!


"Que santidade de vida! Que homens devemos ser! Pois se tudo no céu e na terra o Senhor chamará? Que respeito para com Deus! Que luta devemos travar! Pois num céu e numa nova terra iremos morar! Somos, Senhor, tua Igreja que aguarda e apressa tua vinda gloriosa, que o Senhor nos encontre em paz, puros e santos! O meu Senhor virá, Ele não tardará! Que eu seja santo, santo, santo, pois Deus é Santo, Santo, Santo! Que a santidade da minha vida apresse o Senhor e Ele logo virá!"

Esta música tão bonita e ungida nos coloca diante da urgência e necessidade de buscarmos a santidade em nossas vidas. O tempo passa muito depressa e logo o Senhor estará à nossas portas, seja no fim dos tempos, seja no fim de nossa vida mortal neste mundo. A santidade é vocação universal. A ela todos somos chamados, sendo ela motivo de verdadeira felicidade. Não consiste em vivermos apenas exteriormente um conjunto de mandamentos e regras que nos foram estabelecidas, mas sim na "explosão" de uma experiência interior de profunda intimidade com Deus. Porque somos amados por Deus, procuramos amá-lo e adequamos a nossa vida à sua proposta de felicidade, que escandaliza o mundo, pois este não pode compreender o que Deus nos pede e oferece.

A santidade não consiste em buscar fazer coisas extraordinárias, mas em fazer estraordinariamente bem todas as coisas. Ela deve ser uma conquista cotidiana, pois é na vivência do Evangelho a cada dia que iremos sendo moldados, tornando-nos semelhantes ao Senhor. Ela é fruto do Espírito Santo em nossas almas. Portnato, a cada dia de novo devemos pedir a Graça do Batismo no Espírito Santo, para que Ele nos conduza à uma docilidade maior ao que o Pai do Céu nos pede.

As armas para a santidade são, portanto: a Oração, a Confissão frequente e a Santa Missa, bem como a ascese, que vai nos ajudar a termos uma vida de maior sobriedade. E jamais nos esqueçamos da caridade, como ação que nos santifica.

Que o exemplo dos santos e santas nos ajudem e estimulem na prática e na busca séria de uma vida de santidade!

Nenhum comentário: