sexta-feira, 21 de março de 2008

Jesus, sinal de contradição



Por que Jesus foi preso, torturado e morto na Cruz? É claro que a primeira resposta que temos é que foi para a nossa Salvação. Assumindo nossos pecados, deu-nos vida nova e tornamo-nos pelo Batismo parte do seu povo.


Porém, olhando os Evangelhos, é necessária uma segunda resposta. Jesus morreu por causa de sua vida e como consequência de suas atitudes. Colocando-se frontalmente contra a maneira de ser dos líderes religiosos dos judeus e da maneira como viviam sua fé, Jesus proclama um novo tempo e traz uma nova proposta de ser, que escandaliza os fariseus, os saduceus e o Sinédrio. Ao rejeitar a maneira como se viviam as leis do Antigo Testamento, Jesus vai pronunciando o "Eu, porém, vos digo..." e, com isto propõe um desacomodar-se para os seus seguidores, daquele tempo e dos nossos tempos. Tornou-se, assim, um "sinal de contradição".


Sinal de contradição Ele o é também para os nossos dias, uma vez que a proposta de vida que Jesus nos faz é tremendamente desafiadora. Nós, cristãos, seus seguidores, somos chamados, pela nossa condição, a desafiar as regras que existem nesses mundo, onde se vive num verdadeiro paganismo prático. O secularismo, que propõe uma menira de viver "light" nos coloca contra a parede e quase que nos abriga a viver uma fé aguada, que não ilumina o ambiente em que vivemos e não nos torna diferentes por sermos cristãos. Acaba sendo uma fé sem sentido, sem conversão, sem transformação interior.


Por isso, ao contemplar Jesus Crucificado, sejamos desafiados a uma postura diferente, a uma abertura de coração à sua proposta para, mortos para o pecado, sermos ressuscitados para uma vida nova. O sinal de contradição que Jesus foi e é ainda hoje deve nos incomodar e este incômodo é positivo, pois torna-se força parasermos, como Ele, sinais de contradição na vida e no ambiente em que estamos.

Nenhum comentário: