quinta-feira, 20 de março de 2008

A instituição da Eucaristia e o lava-pés



Dois dons o Senhor ofereceu à sua Igreja na noite da Quinta-feira Santa, poucas horas antes de seu Sacrifício Redentor na Cruz: o Sacerdócio Ministerial e a Eucaristia.


Unidos a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, nós, Padres, temos n'Ele a Fonte de nosso Sacerdócio. Pela pregação da Palavra de Deus e pela celebração dos Sacramentos, especialmente por meio da celebração da Santa Missa, o Padre é alguém que tem sua vida configurada à de Jesus Cristo. Sendo discípulo, é missionário também e coloca todas as suas forças e objetivos no Reino de Deus, com um coração sem divisões. Três devem ser as características que nós, padres, devemos cultivar em nossa vida e ministério: o amor oblativo, de doação total a Deus e aos irmãos; o serviço gratuito e generoso ao povo que nos é confiado, sendo testemunhas fiéis do Evangelho; a humildade de servidor, aquele que lava os pés, como Jesus o fez na Última Ceia.


O dom da Eucaristia, dom por excelência que Jesus faz de si mesmo à sua Igreja, deve ser vivido e cultivado por todos nós, com alegria e devoção. A Eucaristia é alimento e remédio para nossas almas, especialmente quando enfrentamos momentos de dificuldade e tentações. Quando adoramos Jesus no Santíssimo Sacramento e o buscamos na comunhão, em cada Santa Missa que participarmos, Ele nos fortalece nas lutas, nos cura e nos santifica. Renova em nós o ardor para buscar a santidade. Por isso, busquemos, com amor renovado, Jesus na Santíssima Eucaristia e veremos os milagres que Ele irá operar em nós cada dia de nossa vida

Nenhum comentário: