segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pensando alto: meu Decálogo (IX)

"Quero viver na disciplina, dando tempo para cada coisa, sem esquecer de nada: tempo para o estudo, para a oração, para a convivência fraterna, para a pastoral, para o lazer e para o descanso."
"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus"(Ecle 3,1). A sabedoria dos antigos é algo maravilhoso, uma vez que nos ensina ainda hoje. De fato, há tempo para tudo na vida. Pena que ainda não sabemos como utilizá-lo. Especialmente,quando vejo para os meus dias, percebo o quanto sou desorganizado com minhas coisas e com minha agenda. Faço mil coisas, algumas delas totalmente desconexas com as outras e, com isso, acabo gastando tempo e energia, que são dons preciosos de Deus.
Por isso, embora um padre não necessariamente precise ser monge, precisa aprender com os monges o grande lema de São Bento: "Ora et labora", dando tempo para cada coisa, inclusive para o cultivo pessoal.
Um padre não pode ser apenas um "fazedor de coisas", sob pena de perder o rumo do seu ministério. É necessário que tenha um tempo não curto a cada dia para dedicar-se à oração, por si e pelos que lhe são confiados. É necessário, igualmente, saber dedicar um tempo para o cultivo pessoal, com boas leituras, bons filmes e bons papos com amigos. E, finalmente, precisa dedicar-se ao serviço pastoral, feito com competência e dedicação. Quando apenas um desses ítens tem prioridade, o ministério do padre fica desequilibrado e a própria vida fica desestruturada. Por isso, há um tempo para tudo, e eu escolhi tentar viver equilibradamente cada um desses ítens.

Nenhum comentário: