segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tópicos de Aparecida (VII) - Como ficou a nossa Paróquia?

A nossa Paróquia de São José Operário está vivendo neste ano de 2008 o seu quadragésimo aniversário de fundação. Em vista disso, iniciamos neste ano o que chamamos de "Projeto de Re-fundação paroquial", que consiste na retomada das intuições de nossos fundadores, os Missionários Redentoristas, que aqui atenderam de 1968 até 1988. As idéias básicas que queremos ressuscitar são três: a missionariedade, os Grupos de Família e a vida comunitária. Já fizemos diferentes atividades neste ano, tratando do tema "40 Anos": as Caminhadas Penitenciais, as "Noites da Memória", o Retiro Paroquial e a Festa, no próximo final de ano.

Quando olhamos este Projeto de Re-fundação Paroquial, percebemos o quanto dessas intuições fazem parte da imensa riqueza que o Documento de Aparecida nos oferece. Toda a novidade de Aparecida já faz parte da caminhada da Igreja da América Latina há várias décadas, embora com uma nova linguagem e um novo ardor. É aquilo que o livro do Apocalipse fala, quando acusa a Igreja de ter "arrefecido no seu amor", ou seja, de ter esfriado e perdido o rumo da sua caminhada.






A Igreja não é, repito, uma instituição fria e morta,mas possui um corpo e uma alma. Nós, cristãos, somos convocados pelo Senhor para re-assumirmos uma postura de fidelidade ao Evangelho, que nos leve a reencontrar aquilo que foi perdido e a, com novo ardor, e criatividade, construir o novo que os novos tempos exigem. "O mundo anda depressa e nós não pdoemos parar" (Scalabrini).
Este é o objetivo do nosso Porjeto de Re-fundação Paroquial: olhar para trás e perceber aquilo que pode e deve ser retomado com novo ardor; olhar para os lados e contemplar a realidade que nos cerca e que exigem de nós, Igreja de Cristo, uma tomada de posição, com decisões arrojadas e corajosas, que exigem empenho e determinação de todos nós; um olhar para a frente e, com força profética, planejar os rumos que devem ser tomados para atender as demandas que estão surgindo.
Aqui postamos fotos de nossas Comunidades, que compõe a Paróquia de São José Operário. Embora eu resida na Casa Paroquial, que está localizada nos fundos da Igreja de São José, a nossa Paróquia sempre se destacou como uma "Comunidade de Comunidades", ou seja, um conjunto de pequenas Comunidades que, vivendo juntas sua caminhada comum, possuem autonomia suficiente para aquilo que lhes é específico. Esta postura sempre foi utilizada pelos padres que aqui trabalharam e que eu também procurei continuar. É uma postura própria de Aparecida, mas que aqui desde os anos setenta já havia sido aqui instituída e vivenciada. Desta forma, Coração de Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Graças e São José Operário tornam-se uma Igreja viva, mesmo com dificuldades, fiéis àquilo que desde 1968 já é realidade nesta área enorme de nossa cidade do Rio Grande.

Nenhum comentário: