terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tópicos de Aparecida (VIII) - Desafios para a nossa Diocese

Nesta terça-feira acontecerá uma importante reunião, entre o clero de nossa Diocese, representantes das comunidades religiosas, candidatos ao diaconado permanente e lideranças leigas, especialmente ligadas à Equipe Diocesana de Coordenação da Ação Evangelizadora, ao Projeto Missionário Diocesano e ao REMO (Reunião dos Movimentos), bem como outros interessados. Assessorará a reunião o Secretário Municipal de Planejamento e um professor da Universidade do Rio Grande.
Qual o tema para tão importante reunião? Como Rio Grande está na perspectiva de ter nos próximos anos um acentuado crescimento demográfico, torna-se urgente perceber as tendências deste crescimento, para termos uma eficaz ação da Igreja na área social e evangelizadora. É preciso pensar uma pastoral urbana que faça frente à demanda e que se repense com coragem as nossas próprias estruturas eclesiais, especialmente nossas Paróquias, quase todas elas no centro histórico e comercial da cidade.
Aparecida nos fornece pistas que são importantes para as decisões que serão tomadas, especialmente no que diz respeito à criaitivdade pastoral que transforme nossas estruturas caducas em estruturas mais leves e eficientes. É preciso pensar na tão necessária acolhida aos migrantes que estão vindo para cá, de forma que tenham respeitadas as sua cultura e religiosidade. Rio Grande está se tornando uma cidade com diferentes sotaques, com a chegada de muitos nordestinos e cariocas. Como apresentar Jesus Cristo a uma população cada vez mais heterogênea?
Portanto, pedimos a todos os nossos leitores que rezem neste dia pelo êxito desta nossa reunião. É claro que as mudanças que acontecerem deverão passar pelas mais diferentes instâncias, como o Conselho de Presbíteros, a Assembléia Diocesana, sendo a decisão final tomada pelo Bispo Diocesano. Mas, o primeiro passo está sendo dado hoje. É, portanto, uma data que ficará marcada na história de nossa Diocese.

Nenhum comentário: