segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Palavra de Deus, luz para os nossos passos

Durante muitos séculos, a Bíblia era uma "ilustre desconhecida" para o nosso povo católico, sendo privilégio apenas dos mosteiros, dos teólogos e do clero o seu acesso. Evitava-se, assim, que as pessoas simples do povo fizessem interpretações errôneas da Palavra de Deus. Com o surgimento do "Movimento Bíblico", no correr do século XX, e especialmente com o Concílio Vaticano II, na sua Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina, houve uma grande popularização da Palavra de Deus dentro de nossa Igreja. Diversas edições, com as mais diferentes traduções foram feitas, algumas com comentários muito bem elaborados. Ao mesmo tempo, diversos Cursos Bíblicos começaram a ser realizados, voltados, especialmente, para os leigos e leigas que buscam aprofundar seus conhecimentos da Sagrada Escritura.

Na América Latina, aconteceu um fenômeno, que se desenrolou especialmente nas décadas de 70 e 80, em dois pólos da nossa Igreja: os Círculos Bíblicos, que deram origem a inúmeras Comunidades Eclesiais de Base, onde, semanalmente, grupos se reúnem para aprofundar a Bíblia e iluminar a realidade com ela; no outro pólo, o surgimento da Renovação Carismática Católica, que popularizou o uso da Palavra de Deus nos seus incontáveis Grupos de Oração. A Bíblia passou a ser do povo. Eu mesmo descobri e comecei a amar a Sagrada Escritura há 25 anos atrás, quando comecei a frequentar a Renovação Carismática e possotestemunhar o quanto a Bíblia foi e é importante na minha caminhada pessoal como cristão e discípulo de Jesus Cristo e como padre, ministro da Igreja.
Quem ainda não tem uma Bíblia para uso pessoal, procure adquirir uma: é baratinho e vale a pena. Afinal, gastamos tanto dinheiro com bobagens...

Nenhum comentário: