terça-feira, 9 de setembro de 2008

A força do testemunho de vida

Estamos há poucos dias de mais um Encontro de Jovens de Nazareth. A galera já está a postos, preparando para bem exercer as suas funções e eu também, uma vez que vou para lá pela vigésima quinta vez. Mesmo fazendo a mesma coisa vinte e cinco vezes, para mim sempre o Nazareth representa algo novo na minha vida e no meu Ministério Sacerdotal, especialmente com os jovens. Sou verdadeiramente apaixonado por eles e poder dedicar boa parte de meu tempo e energias para eles é algo tremendamente gratificante.

O que os jovens, garotos e garotas que lá estarão fazendo este Encontro, esperam? As repostas variam muito, mas acredito que vão todas na mesma direção: querem ter a experiência do amor de Deus e do amor dos irmãos. Esta experiência vai ser decisiva na vida de muitos deles, uma vez que, depois deste final de semana a sua vida poderá ter mudado. Deus, com o seu Espírito Santo, faz a parte dele. Cabe a nós, que trabalharemos lá, fazer a nossa parte.
Fazer a nossa parte? Mas como? Reascendendo a chama do amor de Deus em nossa vida, experimentando aquilo que vamos falar, que vamos pregar. Precisamos estar convencidos da verdade que proclamaremos, para que esta verdade possa ter a força do testemunho. De nada adianta falar em amor se eu não o vivo nas relações com meus semelhantes; de nada vale falar em fraternidade se eu sou um monstro de egoísmo; de nada vale falar em pureza se eu há muito não busco viver a castidade como Deus quer; será palhaçada falar em Sacramentos se eu os abandonei por achar desnecessário... Por isso, Nazareth é tempo de conversão para nós, que iremos trabalhar lá, retomando os valores que Jesus nos pede.
É fácil isto? Não! Não é fácil nem para o padre, garanto para vocês! Mas o Senhor não nos pede que estejamos totalmente prontos, perfeitos. O que Ele nos pede é que estejamos buscando, com sinceridade de coração, ser aquilo que Ele quer que sejamos. Se caímos, Ele deseja nos levantar, nos conduzir, como Bom Pastor que é, pelos seus prados e campinas. Seguindo-O, estarmeos prontos para sermos eficazes no nosso trabalho e o nosso testemunho de vida será eficaz para tocar no coração de muitos de nossos jovens.

Nenhum comentário: