sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"prá levarmos ao mundo a alegria e a viva mensagem do Salvador..."

Hoje a Igreja celebra São Vicente, Mártir. Também celebra a memória de São Vicente Pallotti, fundador da Sociedade do Apostolado Católico. Eu morei e estudei com os Palotinos, nos anos de 1985/86, para cursar a Filosofia no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria. Tenho até hoje boas recordações dos tempos de lá e grande carinho pelos Palotinos e sempre faço questão de, neste dia, celebrar a memória de São Vicente Pallotti. Agora, pela manhã eu me recordava, com carinho e saudades, de uma música belíssima, que cantávamos naqueles anos:
"Somos um grupo de almas vibrantes que a todo instante procura o amor. Caminhando, buscando o destino de ser palotinos com Nosso Senhor. Prá levarmos ao mundo a alegria e a viva mensagem do Salvador. que a Igreja seja com Maria um só Rebanho e um só Pastor. Venham todos cantar numa só voz, a alegria que está no coração de todos nós!"
Alma vibrante... esse termo deu muito pano prá manga em minha meditação esta manhã. Ter alma vibrante é o segredo para exercer o ministério presbiteral. Vibrar com o Reino, com as coisas do Reino, com os valores do Reino. Se, como Padre, eu for alguém que vibra, serei alguém que contagia com essa vibração, e que faz com que as pessoas e estruturas ao seu redor sejam também contagiadas e vibrantes. Quando eu vejo alguém que Deus me confiou seguindo caminhos distantes daquilo que é cristão, antes mesmo de balançar a cabeça e de dizer: "psss... que lástima...", procuro fazer um bom exame de consciência, para saber se eu estou sendo vibrante com a causa do Reino e estou entusiasmando os outros pela paixão para com as coisas de Deus. Aí, então, em vez de condenar, como fez o filho mais velho da parábola aquela, vou conduzindo, pela alegria e pelo entusiasmo, de volta aos braços do Pai.
Vicente Pallotti é o mais ardoroso defensor da idéia do Apostolado Católico, que envolva todos os fiéis batizados. Suas idéias anteciparam em mais de um século os ensinamentos do Concílio Vaticano II, especialmente da Lumen Gentium. Espero conseguir transmitir aos meus paroquianos os valores revolucionários do Concílio, visando uma maior e mais efetiva participação de todos os católicos na vida e ministério da nossa Igreja local.

Nenhum comentário: