sábado, 16 de janeiro de 2010

Três considerações

Hoje oficiei mais um casamento no Bonfa. Um casalzinho simpático, que conheci na cerimônia. É claro que a cerimônia religiosa iniciou com quase quarenta minutos de atraso, mas tenho aprendido a ter paciência com essa tradição idiota, que fazem tanto questão de conservar. Uma das tentações que nós, padres, temos numa situação dessas é a de oficiar a cerimônia de modo desleixado e rápido, para compensar o atraso. Nesses dezenove anos de ministério tenho conseguido vencer essa tentação, por entender que para eles, talvez, seja a única oportunidade de se casar (pelo menos é o que se espera... que dure "até que a morte os separe..."). Portanto, mesmo sem maior consciência daquilo que estão fazendo, eles merecem uma cerimônia bonita, digna e inesquecível. Eu jamais perdoaria o meu bispo se ele tivesse me ordenado Padre numa cerimônia de três minutos: portanto, não tenho o direito de oficiar um casamento em apenas três ou quatro minutos...

____________________________________________

Hoje fui no Hospital visitar e levar os últimos Sacramentos da Igreja a uma senhora que foi minha professora de geografia, no Instituto Juvenal Miller, há mais de trinta anos. Sempre tive muito carinho pela Professora Luíza (embora não a visse há muitos anos...), que, talvez a essas horas, já tenha partido para a Casa do Pai. É interessante como me sinto quando encontro hoje pessoas que foram importantes na minha infância. A sensação que me dá é a de que volto a ser criança e que ainda estou brincando de padre, como fazia quando era pequeno e "rezava" missa com bolachinha Maria como hóstia e Chá mate, no lugar do vinho. Quando cheguei no quarto dela, no Hospital, chamei-a naturalmente de "professora", e ela me reconheceu! Foi um momento muito bonito. Desde já ela está nas minhas orações.
___________________________________________

Agora á noite, um casalzinho amigo (Serginho e Tati) estiveram aqui, para uma sessão de pizza e filme (o filme era 2012). Tenho tido muita alegria em conviver com casais novos e famílias. Esse tem sido um novo filão no meu ministério.


Nenhum comentário: