quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nossa Senhora de Lourdes

Nos dias 08 e 09 de setembro de 2001 eu tive a graça de ir em peregrinação ao Santuário de Lourdes, na França. Lá encontramos um dos maiores centros de peregrinação de pessoas enfermas do mundo, que buscam ali a força para enfrentar suas enfermidades e a cura para suas dores. Muitos milagres já foram constatados em Lourdes, por intercessão da Santa Mãe de Deus.
Hoje, quando celebramos a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja volta o seu olhar para todas as pessoas que enfrentam em suas vidas a dor e a enfermidade. Numa sociedade que supervaloriza a beleza, a juventude e a saúde, o mistério da dor é considerado escândalo e absurdo. E de fato é, se não for contemplado e assumido à luz da Cruz Redentora de Cristo. Dor sem cruz é absurdo; assumida na Cruz, torna-se santificação, pois no une ao Sacrifício Redentor de Cristo. Certa vez um padre me disse que não precisaríamos correr atrás do sofrimento, pois ele é que corre atrás de nós. De fato, faz parte da vida humana o ter que enfrentar limitações físicas e psíquicas. Unidos ao Senhor, encontramos a Graça, a força e a coragem necessária para sermos fiéis até o fim no caminho do Calvário, rumo à Ressurreição.
Desde 1997 enfrento a cruz do diabetes. Custou a cair a ficha para perceber que essa é uma enfermidade séria, constante e, de certo modo, mortal. Não sei o que vai acontecer comigo, mas cada dia agradeço pelo dom da vida, mesmo com as limitações que progressivamente vou enfrentando. Desde o ano passado, quando realmente caiu a ficha, passei a fazer do diabetes um aliado na minha vida espiritual e pastoral. Tenho procurado unir-me ao Senhor na Cruz, oferecendo essa enfermidade, com suas causas, consequências e sequelas, pela conversão dos pecadores, pela santificação dos sacerdotes e pelo bem da Igreja. É claro que também tenho procurado me cuidar ao máximo, pois a saúde é um imenso dom de Deus que devemos preservar.
___________________________________________________

Hoje celebramos o aniversário natalício do Padre Eduardo dos Santos de Oliveira, meu sucessor na Paróquia de São José Operário. Que Nossa Senhora de Lourdes abençoe o seu ministério presbiteral à frente daquela amada Paróquia.
___________________________________________________

Hoje, às 18 horas, na Catedral de São Pedro, acontece a despedida e envio do Pe. Gianni Menegazzi, PSDP, que por sete anos, foi seu Cura. Ele irá assumir uma nova frente de trabalho pastoral, na nova Rede de Comunidades Santíssima Trindade. A ele, nossa gratidão e orações, bem como ao novo Cura da Catedral, Pe. Raphael Pinto.

Nenhum comentário: