Este texto foi trabalhado com a oitava série do Cristo Rei
Fazer a vida valer a pena
Agora vamos dar um passo a mais. Nossas aulas de Ensino Religioso nos apresentarão um mundo novo, cheio de possibilidades, que nos ajudarão a fazer a vida valer a pena. Quando olhamos para o mundo que nos cerca, podemos ter a triste sensação de que não existem saídas para a humanidade, tantos são os problemas que nos cercam. Fica para nós a ideia de que nada podemos fazer diante desses problemas. Temos dons, talentos e capacidades que, se bem utilizados, poderão ajudar o mundo a ser melhor. Diante de uma sociedade que deseja que sejamos acomodados e medíocres nós podemos responder tomando posição e agindo de modo concreto, gritando ao mundo o que queremos e mostrando a que viemos.
Na história recente do Brasil e do mundo assistimos a transformação política e social graças a atuação da juventude, que se posicionou contra situações de injustiça. A Legalidade, cujos 50 anos se comemora esta semana, a campanha Diretas Já, nos anos 80, os cara-pintadas de 92 são apenas alguns exemplos de como a juventude do nosso país soube se posicionar em situações importantes de nossa história. O ponto de partida era a seguinte pergunta: “O que eu posso fazer para mudar a situação atual?” Num segundo momento, a união de forças de várias pessoas que pensavam de modo igual, fazia com que o ideal se espalhasse e fosse contagiando outros, de modo que logo todo o país estava unido com manifestações pacíficas que foram capazes de transformar a realidade de modo positivo.
Existem inúmeras formas de participação do jovem na vida social, política, econômica, cultural e religiosa do mundo em que vivemos. Não precisamos ser apáticos; pelo contrário: somos chamados a ser elementos de transformação do mundo, a partir dos nossos ideais. O que acreditamos que seja melhor para nós hoje? O que julgamos que deva ser diferente na atualidade? Vamos em busca de nossos sonhos, de nossos ideais e encontraremos neles a nossa felicidade e a razão de nossa existência.
Fazemos parte de algum grupo que tenha um ideal comum? Pode ser grupo de Igreja, Escoteiros, algum Clube de Futebol, Partido Político, ONG, CTG, grupo de teatro, de canto... Não importa o que façamos, o fundamental é que façamos a vida valer a pena. Não podemos nos contentar com pouco, pois a vida é uma só e é preciso que a vivamos com intensidade. Caso ainda não tenhamos experimentado nada disso, esta é a chance de conhecer algumas dessas organizações, de forma que, apaixonados por algum ideal, possamos dar um destino positivo ao tempo que temos. Vai ser maravilhoso chegar ao fim da vida e ver que marcamos a história da humanidade de modo positivos. Vai ser maravilhoso perceber que fizemos a diferença, saindo daquilo que é considerado “normal” pela sociedade, o que acaba sendo confundido com a mediocridade daqueles que nada fazem. Portanto, faça a vida valer a pena!