quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quais são as nossas prioridades?

Mais um texto elaborado por mim para os meus alunos. Acho que ficou muito bom. O que vocês acham?

Quais são as nossas prioridades?

Tudo na vida é resultado de nossas escolhas e temos que pagar o preço de nossas decisões. Mas não dá para viver sem escolhas. O problema é que nem sempre pensamos quando tomamos decisões e acabamos agindo por instintos, o que geralmente não dá certo. Por não termos projetos de vida, acabamos não tendo prioridades e corremos o risco de passar pela vida sem realizar nada. Isso seria a maior tragédia que poderia ocorrer com alguém!

Por isso, desde a aula passada estamos trabalhando com aquela pergunta que nos orientará nas escolhas que desejamos fazer: “O que quero estar fazendo dentro de dez anos?” A resposta a esta pergunta é muito importante e é preciso que seja muito bem pensada, porque será a partir dela que estabeleceremos as nossas prioridades. Prioridade é aquilo que damos preferência na nossa vida. Não deve ser algo absoluto, mas sim algo predileto, para o qual nós iremos dedicar mais tempo, mais energia, até mesmo porque será algo do qual gostaremos mais. Não é verdade que nós gostamos de passar mais tempo com os nossos amigos do que com outras pessoas? Damos prioridade para eles e isso é bom. O mesmo acontece com o esporte que a gente gosta mais, com o jogo de computador que a gente curte. Portanto, tudo na vida é feito de escolhas, de prioridades.

As nossas prioridades são escolhidas a partir de metas que estabelecemos. Meta é o objetivo final de um projeto estabelecido. Vamos supor que a gente deseje estar no ano de 2021 morando nos Estados Unidos. Esta é a nossa meta, o nosso sonho, perfeitamente possível, o alvo para o qual direcionamos a nossa vida. Se eu quero ir morar nos Estados Unidos, eu devo me esforçar para aprender a falar e ler em italiano? Não! Minha prioridade será aprender inglês! Então eu vou fazer um bom curso de inglês e na escola vou me dedicar mais a esta matéria. Fazendo isso, em dez anos estarei escrevendo e falando perfeitamente inglês. É claro que isso vai exigir prioridade no meu tempo, mas se esta é a minha meta, vou fazer com dedicação e alegria.

Sempre a escolha de nossas metas e prioridades devem obedecer o nosso desejo de realização pessoal. Deve ser terrível alguém passar trinta, trinta e cinco anos de sua vida fazendo algo que absolutamente detesta, somente para ter salário no fim do mês. Quando planejamos a nossa vida, é preciso que nos perguntemos com sinceridade: “o que eu posso fazer que me dará felicidade e realização?” E, é claro, “o que eu posso fazer para que a vida das outras pessoas e da humanidade seja melhor?” Estas duas perguntas se complementam, pois, como seres humanos, somos “vocacionados” ao bem e a nossa felicidade passa pelo bem que podemos realizar na nossa vida pessoal e profissional. “É maravilhoso poder olhar para trás e perceber que deixamos os nossos passos marcados na vida de tantas pessoas” (Dom Edmundo Kunz).

Por isso, não deixe de sonhar e nem de ir atrás de seus sonhos! A vida é bela e é uma só. Cada dia desperdiçado é um tempo que não volta mais, é tempo perdido. Faça a vida valer a pena e dentro de dez anos verá que o investimento feito agora dará os frutos bonitos de realização pessoal.

Nenhum comentário: