quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fazer do tempo um aliado para os nossos sonhos

Custei a postar algo aqui. Mas agora desejo partilhar com vocês alguns textos que produzi para os meus alunos da sétima série da Escola Cristo Rei, onde dou aula de Ensino Religioso. Tenho curtido demais esse assunto. Ele me faz pensar muito e espero que ajude a tantos outros a pensar na vida, afinal... "é a vida, é bonita e é bonita..."

Fazer do tempo um aliado para os nossos sonhos

duração da nossa vida não é por demais longa. Comparada aos bilhões de anos do universo, a vida humana é um sopro, quase nada. Portanto, não há tempo a perder para fazer com que os anos passados entre o nosso nascimento e a nossa morte possam valer a pena. Em geral perdemos muito tempo. Passamos a maior parte dos nossos dias vivendo em um ócio inútil. É verdade que às vezes é bom ter momentos de lazer, de diversão e convivência com os familiares e amigos. Mas, momentos são momentos. Também é importante salientar que perdemos boa parte do nosso tempo devido ao fato de não estarmos focados em objetivos que sejam determinados e determinantes em nossas decisões fundamentais. Se, por exemplo, eu quero ser médico no futuro, devo focar minha atenção nesse objetivo. Vou procurar ler sobre o assunto, vou procurar maiores informações sobre os ramos da medicina, vou caprichar nos estudos para ser um bom médico. Isso vale para qualquer área profissional e vocacional para a nossa vida. Uma casa, para ser construída, precisa de alicerces. Hoje estamos construindo aquilo que desejamos ser amanhã. Se a “construção da casa” da nossa vida não tiver um bom alicerce, de nada adiantará construí-la, pois cairá na primeira tempestade.

Deveríamos nos perguntar a respeito dos nossos sonhos e ideais. O que pretendemos estar fazendo no dia 02 de setembro de 2021? Como queremos estar, em termos familiares e profissionais? A resposta a essas perguntas nos ajudará a bem planejar a nossa vida, de forma que possamos correr atrás da realização desses objetivos. É claro que talvez ainda não tenhamos clareza a respeito do nosso futuro, mas é fundamental que desde já a realização do nosso futuro esteja no horizonte do nosso presente, para que não percamos tempo na busca de nossos sonhos.

A nossa vida possui diferentes aspectos que não podem nunca ser esquecidos. Temos uma família e devemos dedicar tempo para a convivência com eles. Temos responsabilidade com os nossos estudos, visando o nosso crescimento intelectual e uma futura vida profissional. Temos, ainda, nossos colegas e amigos, com quem gostamos de estar. E, é claro, não podemos nos esquecer de nosso lazer, tv, filmes, esportes, etc. É sempre bom, também, dar um espaço para Deus e a pratica da nossa religião. Por isso, a nossa vida deve ter todos esses aspectos presentes. Deixar um deles de lado faria de nós pessoas desorganizadas nos aspectos práticos, bem como sem saber quem somos, onde estamos e qual a direção da nossa vida. Como é o nosso dia-a-dia? O nosso tempo é bem dividido, de forma que o todo da nossa vida seja contemplado?

Vamos fazer a nossa vida valer a pena? Vamos torná-la uma coisa bonita de se ver e de se viver? Cada um tem o seu destino em suas mãos. O que fizermos dele é responsabilidade nossa. Será trágico chegar ao fim da vida e descobrir que não valeu a pena. Por isso, mãos à obra! Vamos começar a construir a casa da nossa vida, criando alicerces sólidos, que nos darão um amanhã formidável!

Nenhum comentário: