sábado, 20 de setembro de 2008
O casamento do Marcelinho e Gigi
Postado por Padre Gil às 11:07 0 comentários
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Servir o Senhor com humildade
Postado por Padre Gil às 18:06 0 comentários
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Os nossos sonhos e projetos
Postado por Padre Gil às 14:17 0 comentários
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
O desafio do indiferentismo religioso
Pior do que ser contra é ser indiferente. Eu prefiro mil vezes que alguém não goste de mim do que outros que me são indiferentes. Porque o ódio é um sentimento e quem odeia ao menos dedica parte de seu tempo a destilar o seu ódio. Uma pessoa indiferente é terrível, porque para ela eu não existo, simplesmente isso: não existo, não sou.
Postado por Padre Gil às 20:25 0 comentários
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
A relação padre e jovem
Postado por Padre Gil às 13:30 1 comentários
domingo, 14 de setembro de 2008
A Evangelização da Juventude
Postado por Padre Gil às 14:26 0 comentários
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Deixar que Deus nos ame
Postado por Padre Gil às 19:07 0 comentários
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
O desenvolvimento da cidade
Algumas coisas, porém, já parecem claras:
1. precisamos criar em nossas Paróquias uma nova mentalidade missionária, de forma que se tornem, como diz Aparecida, "Comunidades de Comunidades". Talvez seja necessário repensar os limites paroquiais, deslocando para a periferia da cidade, um número maior de padres e religiosos e religiosas;
2. Precisamos investir mais na formação de nossos agentes leigos, não apenas capacitando-os, mas encorajando-os a tomar a frente na Evangelização, superando a mentalidade clericalista ainda existente;
3. A Diocese precisa investir na aquisição de terrenos nos novos núcleos habitacionais que surgirão, para a construção de Capelas e Igrejas. No centro da cidade, é fundamental um trabalho pastoral diferenciado.
Enfim, para os inúmeros desafios teremos que criar inúmeras decisões e respostas para os nossos tempos.
Postado por Padre Gil às 15:07 0 comentários
terça-feira, 9 de setembro de 2008
A força do testemunho de vida
Estamos há poucos dias de mais um Encontro de Jovens de Nazareth. A galera já está a postos, preparando para bem exercer as suas funções e eu também, uma vez que vou para lá pela vigésima quinta vez. Mesmo fazendo a mesma coisa vinte e cinco vezes, para mim sempre o Nazareth representa algo novo na minha vida e no meu Ministério Sacerdotal, especialmente com os jovens. Sou verdadeiramente apaixonado por eles e poder dedicar boa parte de meu tempo e energias para eles é algo tremendamente gratificante.
Postado por Padre Gil às 13:45 0 comentários
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
A Palavra de Deus, luz para os nossos passos
Durante muitos séculos, a Bíblia era uma "ilustre desconhecida" para o nosso povo católico, sendo privilégio apenas dos mosteiros, dos teólogos e do clero o seu acesso. Evitava-se, assim, que as pessoas simples do povo fizessem interpretações errôneas da Palavra de Deus. Com o surgimento do "Movimento Bíblico", no correr do século XX, e especialmente com o Concílio Vaticano II, na sua Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina, houve uma grande popularização da Palavra de Deus dentro de nossa Igreja. Diversas edições, com as mais diferentes traduções foram feitas, algumas com comentários muito bem elaborados. Ao mesmo tempo, diversos Cursos Bíblicos começaram a ser realizados, voltados, especialmente, para os leigos e leigas que buscam aprofundar seus conhecimentos da Sagrada Escritura.
Postado por Padre Gil às 11:11 0 comentários
domingo, 7 de setembro de 2008
Tópicos de Aparecida (XII) - A importância da mística na Evangelização
A eficácia pastoral é algo necessário para a vida da Igreja em nossos dias. Porém, não é tudo. Não podemos agir como empresários no comando de uma organização que precisa mostar lucros ao final de algum tempo, para superar os concorrentes. A Igreja não é uma "empresa", que vende um produto qualquer ou até mesmo uma idéia. Somos muito mais do que isto. Buscar eficácia pastoral, sim! Mas fazer disso o nosso objetivo maior, não! O nosso objetivo é anunciar o Reino de Deus e a Salvação que Jesus Cristo nos oferece. É por isso que a Evangelização é o nosso maior objetivo, pois por meio dela, as pessoas podem fazer a sua escolha maior pelo Reino de Deus e pela vida que Deus nos oferece.
Postado por Padre Gil às 10:58 0 comentários
sábado, 6 de setembro de 2008
Tópicos de Aparecida (XI) - O mundo urbano
O crescimento do mundo urbano exige novas maneiras de atuar na ação evangelizadora. A cultura presente nas nossas cidades exigem que elas sejam pensadas de forma global, atendendo as novas realidades e contemplando as novas pobrezas. Aparecida pede de nós, Igreja da América Latina e do Caribe, ações pastorais que sejam feitas com criatividade e competência. Durante séculos, a Igreja Católica atuou num mundo predominantemente rural e num contexto de Cristandade, onde era praticamente obrigatório às populações a prática da Religião Católica. Hoje, dentro de um contexto de secularização, boa parte de nossa população abandonou as práticas religiosas católicas, optando por uma prática religiosa individualista e intimista. "Creio em Deus, mas não professo a fé de nenhuma Igreja", é assim que dizem e praticam. Diante deste contexto de indiferentismo religioso ou ainda de uma "mescla" de doutrinas de diferentes credos, cabe à Igreja ir ao encontro das pessoas, apresentando a Boa Nova de Jesus Cristo como uma proposta atraente e agradável, capaz de cativar e acolher as pessoas, dentro da sua realidade pessoal.
Postado por Padre Gil às 19:55 0 comentários
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Tópicos de Aparecida (X) - As novas pobrezas
Aparecida cunhou uma nova expressão, que entrou muito em voga a partir da V Conferência: as "novas pobrezas". Convém lembrar que a Igreja Católica na América latina, em Puebla, já no longínquo ano de 1979, fez aquilo que chamou de "opção preferencial pelos pobres". Esta opção preferencial, "não exclusiva e nem excludente", coloca os pobres como preferenciais em todo o atendimento eclesial e social que a Igreja realiza.
Postado por Padre Gil às 00:00 0 comentários
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Tópicos de Aparecida (IX) - Paróquia: comunidade de comunidades
Aparecida cria uma nova terminologia teológico-pastoral para definir a função das Paróquias na vida da Igreja. Uma Paróquia é uma comunidade de comunidades. Isto parece apenas uma definição sem maiores consequências, mas não é bem assim.
Postado por Padre Gil às 10:30 0 comentários
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Tópicos de Aparecida (VIII) - Desafios para a nossa Diocese
Postado por Padre Gil às 00:00 0 comentários
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Tópicos de Aparecida (VII) - Como ficou a nossa Paróquia?
A nossa Paróquia de São José Operário está vivendo neste ano de 2008 o seu quadragésimo aniversário de fundação. Em vista disso, iniciamos neste ano o que chamamos de "Projeto de Re-fundação paroquial", que consiste na retomada das intuições de nossos fundadores, os Missionários Redentoristas, que aqui atenderam de 1968 até 1988. As idéias básicas que queremos ressuscitar são três: a missionariedade, os Grupos de Família e a vida comunitária. Já fizemos diferentes atividades neste ano, tratando do tema "40 Anos": as Caminhadas Penitenciais, as "Noites da Memória", o Retiro Paroquial e a Festa, no próximo final de ano.
Postado por Padre Gil às 10:51 0 comentários